O termo pensânsia é um neologismo criado por mim para contextualizar o lugar subjetivo do qual partem meus escritos: pensamentos e anseios – que urgem serem lidos, partilhados.
Se desejar, inscreva-se para receber novos textos

-
O impacto emocional do terapeuta que atende pacientes em risco de suicídio
Recebi a pergunta por escrito na rede digital na qual compartilho meu percurso de estudos pelo campo da suicidologia. Qual o impacto emocional, para o profissional, no atendimento de pessoas em risco de suicídio?…
-
A morte abre espaço para a vida
Diante da morte, seja a morte de alguém, ou mesmo a possibilidade de morrer, não se sai ileso: a vida se reconfigura. Essa semana conversando com um querido amigo que está enlutando pela morte…
-
Tangências – estudos dirigidos em suicidologia e clínica
Que outra forma possível de abordar um assunto, cuja multifatorialidade tem sido ainda desbravada e documentada, como o suicídio, senão pelas tangências que os circundam? Mais ainda, se como psicanalistas consideramos a imprevisibilidade do…
-
Suicídio: o decisivo numa suposta escolha
O autor Edwin Shneidman coloca que o suicídio se configura como uma tentativa de resposta a uma necessidade psíquica urgente, e que a questão central do suicídio não é sobre matar ou sobre morte,…
-
Será que banalizamos a angústia?
Um dos principais esforços da clínica psicanalítica é de converter uma angústia não simbolizada em palavras, a fim de buscar um rastro a ser seguido, um caminho a ser construído na relação de alteridade…
-
Sobre os tabus referentes ao suicídio
Semana passada estive na USP participando de uma Jornada sobre luto no campus de psicologia. Aproveitei os intervalos para visitar a biblioteca e consultar alguns livros que não se encontra tão facilmente por aí.…
